Banner Encom

NOTÍCIA

MANTENHA A MANUTENÇÃO DE SEUS GERADORES EM DIA

MANTENHA A MANUTENÇÃO DE SEUS GERADORES EM DIA

21/11/2018

MANTENHA A MANUTENÇÃO DE SEUS GERADORES EM DIA

Todo estoque de vacinas da secretaria de Saúde de Maringá está sob suspeita. Faltou energia, gerador não ligou e medicamento deve ter estragado

Todo o estoque de vacinas da secretaria de Saúde de Maringá, guardadas em 12 geladeiras, está sob suspeita e tende a ser perdido. A causa foi uma queda no fornecimento de energia elétrica na secretaria municipal de Saúde seguido de falha no gerador, que não ligou automaticamente.

A coordenadora do setor de Vacinação da secretaria de Saúde, Edilene Aceti Góes, disse no início da tarde desta segunda-feira (19/11) que “ainda não foram somadas as doses que estavam nas geladeiras” e por isso não informou a quantidade de vacinas afetadas pela falta de energia.

Embora a quantidade de vacinas sob suspeita não tenha sido revelada, o Maringá Post apurou que os repasses do medicamento são feitos mensalmente pela 15ª Regional de Saúde para a secretaria municipal, que por sua vez semanalmente reabastece as 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os repasses para as UBS são feitos às segundas-feiras e os pacotes dos destinatários estavam prontos, mas nesta manhã não foram entregues. Segundo Edilene, “não está faltando vacina em nenhuma unidade. A vacinação só foi interrompida, por um dia, na secretaria de Saúde”.

As duas UBS procuradas – Jardim Alvorada e  Zona 6 – confirmaram que têm estoques para ao menos duas semanas. Edilene disse que a secretaria solicitou reposição de vacinas para a 15ª Regional, mas o diretor da unidade, Antonio Carlos Batistani, disse que não tinha informações sobre a solicitação.

Ainda não foi confirmada a causa da queda de energia, mas a coordenadora de Vacinação descarta que tenha ocorrido durante o desligamento programado pela Copel para a tarde de sábado (17/11) na região da Avenida Prudente de Morais, onde fica a secretaria de Saúde.

“Um servidor ouviu o gerador funcionando sábado à noite. Parece que houve um superaquecimento no disjuntor, que não desligou totalmente e por isso o gerador não ligou automaticamente”, disse Edilene, acrescentando que “o incidente poderia ter ocorrido em qualquer cidade”.

A secretaria de Saúde de Maringá, como quase todos os setores públicos municipais encerram o expediente de quarta-feira ( 14/11) e só reabriram na manhã desta segunda-feira. O estoque tinha todos os tipos de vacinas exigidos pelo protocolo do ministério da Saúde.

Entre as quais a BCG, Pentavalente (DTP+HB+Hib), VIP (poliomielite), VORH ( Vacina Oral de Rotavírus Humano), Pneumocócica, Meningocócica C, Febre Amarela, Hepatite A e B, DTP (tríplice bacteriana), Varicela, HVP quadrivalente, Tríplice Viral e outras.

Fonte: Maringá Post


MAIS NOTÍCIAS