HISTÓRIA

Fórmula secreta dos antigos romanos pode ajudar os construtores atuais

whatsapp facebook e-mail imprimir

HISTÓRIA

Você já parou para pensar na idade de inúmeras estruturas construídas pelos antigos romanos e que continuam de pé até os dias de hoje? Algumas existem há milênios, e continuam lá, firmes e fortes. Entretanto, o concreto que utilizamos atualmente começa a se deteriorar depois de apenas algumas décadas de exposição aos elementos, provando que os antigos sabiam melhor do que nós o que estavam fazendo.

Isso pode mudar, pois, finalmente, um grupo de pesquisadores da Universidade de Berkeley, liderados pelo brasileiro Paulo Monteiro, conseguiu identificar exatamente o que é que tornava a mistura de concreto inventada pelos antigos romanos tão eficiente. E mais: a descoberta da “fórmula secreta” pode, inclusive, ajudar os construtores atuais a formularem um concreto de melhor qualidade e cuja produção cause menos impactos ao meio ambiente.

Leia mais

Últimas Notícias

Mais um aumento na conta de luz. Energia mais cara em setembro. Mais um aumento na conta de luz. Energia mais cara em setembro. Mais uma vez Aneel cria nova bandeira tarifária e taxa extra da conta de luz é de R$ 14,20
Como Funciona a Energia Solar? Como Funciona a Energia Solar? Entender detalhadamente como funciona a energia solar é um importante requisito para a aquisição ou montagem de um sistema de geração de energia solar.