Banner Encom

NOTÍCIA

Brasil está avançando em energias renováveis

Faça parte deste movimento e invista em energia solar fotovoltaica com a Encom Energia

27/09/2019

Brasil está avançando em energias renováveis

Nesta semana, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, disse, em palestra na sede do Clube Militar do Rio de Janeiro, que o Brasil "é um exemplo em proteção ambiental". "Nossa matriz energética é mais de 80% de energia limpa e renovável. A base é energia hidrelétrica, eólica e solar”, afirmou.

Os números vão ao encontro dos dados apresentados pela Agência Internacional de Energia (AIE) e da rede internacional REN21, especialista na questão: nos últimos seis anos, a participação da energia eólica passou de 1% para 11,7% da produção total do país.

Para Emilio La Rovere, coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente da Coppe-UFRJ, o setor deve continuar promissor nas próximas décadas. “No Brasil, para as energias eólica e solar, que iniciaram um crescimento na instalação de projetos e aumento da capacidade instalada tardiamente em relação aos países avançados, há uma perspectiva que ainda é de grande crescimento nos próximos anos”, avalia.

Atenta a este segmento desde 2014, a Encom Energia criou a EncomSolar, braço da empresa destinado às energias renováveis. Com atuação em todo o Centro-Oeste, a empresa instala e mantém usinas de geração solar fotovoltaica, que geram energia elétrica por meio da radiação solar através das células fotovoltaicas.

Além do impacto efetivo ao diminuir o consumo de energia e reduzir os impactos ambientais, a prática gera mais competitividade e produtividade no setor. “Isso porque, ao instalar um sistema completo, a empresa nunca para de produzir, mesmo que haja queda de energia na rede convencional”, explicam os engenheiros da Encom Energia.

O empresário Adriano Farias Jr fez o investimento há pouco mais de um ano e, de imediato, viu sua conta de energia despencar. “A usina foi instalada em minha residência e utilizo o excedente para compensar a conta do restaurante que gerencio. A proposta é, após o retorno sobre o investimento, usar o dinheiro economizado para investir em outras melhorias no empreendimento”, projeta Farias.

Para o empresário, a instalação de uma usina solar em bares e restaurantes, por exemplo, onde o consumo de energia é alto, é uma realidade necessária. “É um investimento que indico para todos, pois, além da economia, não há quebra de produtividade quando falta energia na rede convencional. Ademais, a equipe da EncomSolar é altamente eficiente, tanto no aspecto gerencial quanto no operacional; sempre recebi o suporte necessário desde antes da instalação”, revela Adriano Farias Jr.

Carol Sales da Mota
Assessora de Comunicação

Com informações da RFI
FOTO: Instalação de uma usina em Goiás realizada pela EncomSolar


MAIS NOTÍCIAS